[Guia] Gestão de equipas pequenas

Ir em baixo

[Guia] Gestão de equipas pequenas

Mensagem  Admin em Dom Fev 05, 2012 11:43 am

Guia "Como Levar uma Equipa pequena ao sucesso"


Este Guia é não da minha autoria mas sim de todos os users que tem postado no tópico existente anteriormente e que dedicaram algum tempo a ajudar e a esclarecer os que menos experiencia tinham com este tipo de equipas, ou seja é um apanhado de todas as opinioes e ideias. Desde já um Muito obrigado a todos.

1- Observar a realidade do clube escolhido e perceber qual a capacidade desportiva e financeira do clube para depois então decidir quais os objectivos a alcançar e em quanto tempo. ( Um Beira Mar é diferente de um Fátima )

2- Limpeza de balneario e contratações:

2.1- Tentar vender todos os jogadores que não tiverem interesse ( Normalmente os mais fracos ), mesmo que isso signifique vender a custo 0 pois Precisamos que a folha salarial fique limpa, ou quase para depois então contratar jogadores. Muitas vezes quase toda a equipa é vendida ficando apenas aquele jogador que para nós será uma mais valia.

2.2- Construir um plantél curto, de preferencia com apenas 2 jogadores para cada posição, o resto será baseado nos miudos dos juniores. ( Isto ajuda a controlar a folha salarial e consequentemente a manter as finanças em ordem )

2.3- Contratar apenas jogadores a custo 0 pois encontram se muitos bons jogadores ( Para estas divisões ) em final de contrato logo não há necessidade de gastar o pouco dinheiro que se tem. ( Não quer dizer que não se possa compara 1 ou 2 jogadores baratos )

2.4- Procurar por jovens promessas ( Para contratar ) a fim de garantir que em algumas épocas jogadores nossos sejam vendidos por bons valores e assim aumentar a capacidade financeira do clube. ( Estes jogadores serão também, e obviamente, muito úteis desportivamente)

2.5- Procurar conseguir alguns empréstimos de jogadores que alinhem em clubes de escalões superiores no intuito de aumentar a qualidade do vosso plantel e ao mesmo tempo controlar as despesas com sálários. ( Factor muito importante quer a nivel desportivo como a nivel financeiro)

2.6- Contratar alguns veteranos para colmatar a possivel inexperiencia de um plantel jovem ajudando também ao desenvolvimento dos jovens com alto potencial de desenvolvimento. ( Atenção, propor contartos curtos a estes jogadores, 1 ou 2 anos)

2.7- Procurar não só através da pesquisa mas também em clubes de divisões inferiores de paises como a holanda, frança, Bélgica etc.. e mesmo em paises mais fracos tipo Bolivia, Africa do Súl, Costa Rica, Grécia. ( existem muitas pérolas por encontrar e a preços bem bons ou em fim de contrato)

2.8- Mais para a frente vender qualquer jogador pelo qual surja uma boa proposta pois com o dinheiro desse jogador pode se comprar outro igual e ainda ficar com bastante dinheiro ( ou mesmo outro bom jogador a custo 0 ), não deve haver nestas equipas jogadores insubstituiveis!

3- Procurar conseguir um clube Mãe no intuito de mais fácilmente conseguir empréstimos de bons Jogadores e de conseguir também algum dinheiro proveniente da ligação com o clube. ( O dinheiro é importante mas o mais importante será escolher um clube que tenha bastantes jogadores com qualidade listados para empréstimo e venda pois assim maior será a nossa hipotese de trazer bons jogadores para o nosso clube )

4- Marcar amigáveis na pré época sejam ligas, taças ou 1 só jogo é muito importante conseguir jogos contra equipas grandes pois a receita de bilheteira será de extrema importancia para toda a época. ( ligas e taças dão obviamente mais dinheiro apesar de ser mais dificil de conseguir clubes do que no caso de um simples jogo)

5- Contratar Staff com qualidade de preferencia 1 para cada tipo de treino e mais uma vez a custo 0. Pesquisando com calma encontra se bom staff livre.

Muito Importante: Não esquecer que nestas equipas um jogador não tem de ter 18 ou 19 a desarme ou a finalização, procurar bons jogadores sim mas com calma e ponderação, e principalmente atenção aos salários oferecidos e aos prémios de jogo pois lá porque a direcção disponibiliza 500m para salários isso não quer dizer que não se consiga uma muito boa equipa por metade ou menos.

Créditos: CMPortugal

Admin
Admin

Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/02/2012

http://fmportugal.foruns.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum